NORMAS REGULAMENTADORAS NR 32
O segmento de saúde no Brasil se organizou e através de uma comissão tripartite determinou um conjunto de normas destinadas do aperfeiçoamento das atividades e da proteção aos trabalhadores que exercem funções diversas nesta área.
Parte destas normas referem-se aos serviços de limpeza, asseio e conservação e são um referencial para ações com maior produtividade, prevenção de riscos de contaminações diversas e proteção à integridade física dos trabalhadoras.
COMISSÃO TRIPARTITE
Composta de representantes do Governo, das áreas de Previdência Social, Trabalho e Emprego e Saúde de representantes dos trabalhadores e dos empregadores, e tem como objetivo, entre outros, revisar e ampliar a proposta da Prolifica Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador – PNSST, de forma a atender às Diretrizes da OIT e ao Plano de Ação Global em Saúde do Trabalhador, aprovado na 60ª Assembleia Mundial da Saúde ocorrida em maio de 2007 para:
a) propor o aperfeiçoamento do sistema nacional de segurança e saúde no trabalho por meio da definição de papéis e de mecanismos de interlocução permanente entre seus componentes
b) elaborar um Programa Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho com definição de estratégias e planos de ação para sua implementação, monitoramento, avaliação e revisão periódica, no âmbito das competências do Trabalho, da Saúde e da Previdência Social.
DORT /LER – CAUSAS E SINTOMAS
As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são um conjunto de doenças que atingem estruturas como músculos, tendões, nervos e líquidos articulares, sendo causadas, desencadeadas ou agravadas por fatores presentes nos locais de trabalho.
Diferentemente do que ocorrem com doenças não ocupacionais, as doenças relacionadas ao trabalho têm implicações legais que atingem a vida dos pacientes. O seu reconhecimento é regido por normas e legislações específicas à fim de garantir à saúde e os diretos do trabalhador.
As posturas que podem causar LER-DORT possuem três características que podem estar presentes simultaneamente – Posturas extremas que podem forçar Os limites da amplitude das articulações.
– Força da gravidade impondo aumento de carga sobre 08 músculos e outros tecidos.
– Posturas que modificam a geometria músculo esquelética e podem gerar estresse sobre tendões, músculos e outros tecidos e/ou reduzir à tolerância dos tecidos.